
As literaturas do Hinduísmo e Budismo nos ensinam que a felicidade autêntica e duradoura não depende de fatores externos ou de conquistas materiais. Ela reside em um estado de paz interior, de contentamento e de aceitação: ser feliz sem razão.
A felicidade autêntica, não é um sentimento passageiro de euforia ou de prazer, mas um estado de bem-estar profundo, sereno, que se manifesta através da aceitação, gratidão e desapego. Aprender a aceitar a vida com suas alegrias e desafios, sem se apegar demasiadamente ou se deixar abater pelas dificuldades.
Afinal, nada é para sempre.
Presença no agora: aprender a viver o momento presente com atenção plena, sem se preocupar com o passado, que se foi mesmo, ou com o futuro... Estando presente, consigo observar, analisar e entender padrões que resultam em sofrimento.
Hoje, avalio que a felicidade sem razão é um processo contínuo de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e de transformação interior, mas principalmente de aceitação.
Como todos, estou trilhando o processo e tentando me manter consciente, presente. O lado positivo é que quando a ansiedade bate forte. me questiono o motivo e consigo diminuir o impacto que esse desequilíbrio poderia causar, Estando consciente, consigo evitar que padrões se repitam e aos poucos, os momentos de ansiedade e sofrimento diminuam.
Assim como você, tentando, mais consciente e no processo, talvez este seja o caminho do Ser Feliz sem razão.
Deixe-se em Paz!
Corre pra Dica | bem-estar em detalhes.
Comments